Front-end e Back-end: entenda essas duas áreas do desenvolvimento
Podemos dizer também que o back-end é o coração de um software ou site, “batendo” para garantir que usuários tenham a melhor experiência possível. No lado da frente das coisas, os desenvolvedores podem escolher entre frameworks e bibliotecas. Ao comparar backend vs frontend, um framework frontend executa tarefas como estilo do site, gerenciando solicitações AJAX e descobrindo como os arquivos backend são usados e apresentados no frontend.
- A Microsoft, por exemplo, utiliza o XAML nas suas
aplicações universais, já o React conta com o JSX, que é uma mistura de HTML
com JS. - Por falar em JS, o JavaScript é outra linguagem muito
utilizada no desenvolvimento Front-end, com o objetivo de deixar páginas HTML
mais dinâmicas. - Ser um desenvolvedor Full Stack é um caminho para quem quer entrar no mercado ganhando mais.
- Esse programador é capaz de criar um software de ponta a
ponta, ou seja, criar toda parte visual e também os códigos que manipulam o
banco de dados. - Back-end e front-end são as partes fundamentais do desenvolvimento de software.
- Por isso, você pode pedir a um desenvolvedor dessa linha a deixar o seu site esteticamente mais bonito.
O desenvolvimento de front-end requer não apenas conhecimento em HTML e CSS para estruturar e estilizar as páginas, mas também habilidade em JavaScript para adicionar interatividade, funcionalidade e animações às páginas. Portanto, é responsabilidade do front-end fornecer a estrutura visível aos visitantes de um site, assim como garantir a interatividade, tornando possível clicar, ler, ouvir e assistir todos os elementos de interface apresentados. Um programador que trabalha exclusivamente com o desenvolvimento de back-end tende a criar e dar manutenção em APIs a maior parte do tempo. Outro tópico importante são as desvantagens de cada uma das etapas do desenvolvimento. Para o Front-End, que cria interfaces, a principal delas é pensar em uma grande variedade de plataformas. A função desse tipo de desenvolvedor é estar ciente de todas as regras do negócio, tanto na área de tecnologia quanto das demandas dos clientes, e a partir daí, propor soluções práticas para o seu time.
Quais os critérios para adotar um software de gestão para agências?
A segurança de back-end se concentra na proteção de dados em armazenamento e trânsito. Todos os aspectos de autenticação, controle de acesso e segurança da sessão são gerenciados. Ela abrange todos os serviços de back-end, incluindo bancos de dados conectados, APIs e linguagens de programação do lado do servidor. O desenvolvimento de front-end aborda o lado voltado para o usuário de um site. Essas tecnologias incluem linguagens de computador como JavaScript, CSS e HTML. O desenvolvimento de software de front-end também usa estruturas de front-end para acelerar a eficiência da produção.
Baseado na experiência da plataforma DevMedia, a carreira
mais fácil para se iniciar é a Front-end web. Isso porque no início da carreira
de programador Front-end web você não vai lidar com códigos mas com marcações
de textos e com a aparência visual da página web. Para atuar como desenvolvedor web, é importante escolher entre Front-End ou Back-End, pois há uma grande variedade de tecnologias e técnicas específicas para cada uma delas. No mercado, há uma clara distinção entre os profissionais bootcamp de programação que atuam entre delas e é importante se especializar na área desejada para encontrar oportunidades de trabalho. Utilizado para construção de sites e de algumas ferramentas
para desenvolvimento mobile, o HTML é a tecnologia Front-end mais utilizada no
mercado. Além disso, você também pode encontrar materiais gratuitos no site e no YouTube, como artigos, tutoriais e e-books, que podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o mundo da programação.
Áreas de atuação front-end
Permite criar o dinamismo da página e controlar a interação direta com os usuários com essa lógica — como a reação a cliques, por exemplo. Além disso, evoluiu bastante para possibilitar animações e recursos gráficos mais robustos. Às vezes não é suficiente chamar de desenvolvedor backend quando as empresas precisam de um desenvolvedor backend proficiente na linguagem de programação Python e no framework Django.
O mais importante, portanto, é entender que mesmo que haja alguma diferença na média salarial para esses cargos, ambos são opções rentáveis e que oferecem remunerações semelhantes. Se você está pensando em ingressar em uma carreira de tecnologia, pode ser que tenha essa dúvida, e até mesmo que isso influencie na sua decisão por uma ou outra área do desenvolvimento. Isso significa que quando você acessa um site ou página, por trás de cada um dos fatores visuais https://www.folhapatoense.com/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-sua-carreira-e-na-tecnologia-nao-na-matematica/ e ações que você vê, é necessário que haja um desenvolvimento no Back-End para que esses elementos funcionem. As ferramentas mais populares para esse profissional são HTML, CSS e Javascript, além de frameworks e bibliotecas. Entre os setores de tecnologia mais requisitados pelas empresas estão o Front-End e Back-End. Embora o trabalho desses profissionais seja oposto em muitos sentidos, eles também são complementares e estão diretamente ligados.
Como estudar melhor?
CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. Ele é usado para projetar a parte do front-end de páginas da web com sua linguagem de marcação e hipertexto. Todos os softwares têm um front-end e um back-end, assim como todos os sites. Em termos simples, eles são dois níveis diferentes da composição de programas e páginas. Podemos dizer, contudo, que o front-end é a “frente” (front), a parte visível de um programa ou página, enquanto o back-end é a “parte de trás” (back), o “bastidor”.